Há quarenta e um anos, transmitindo valores que transformam a vida de jovens por meio da fé e de testemunhos de vida, no final de semana 12, 13 e 14 de agosto, foi realizada a, 110ª Jornada Jovem de Francisco Beltrão – PR, contando com a participação de 120 jovens, além dos organizadores.
A Diocese de União da Vitória esteve presente, e foi representada pelo padre Alexandre Antonio Nogueira, SVD, pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul – PR, pelos seminaristas Ronaldo Adriano Rodrigues(4ºano de teologia), Alex Gabrich (1ºano de teologia), Claudimir de Camargo (em experiência na Paróquia Santo Antonio- Santo Antonio do Iratim), e pelos jovens, Lucas Kendzierski, e Carine Nietskacz (Rio Azul), Natali de Abreu e Rafael de Castilho (Bituruna), Pablo Wiltner e João Peterson Scheffer (União da Vitória) . Os participantes foram convidados por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, para representarem a Diocese no Encontro.
Dom Agenor, na época em que ainda era seminarista, juntamente com o leigo, Itamar Pereira, viram esta experiência da Jornada na cidade de Anita Garibaldi, da Diocese de Lages – SC, e trouxeram para implantar em Francisco Beltrão. Já como padre, em Francisco Beltrão, Dom Agenor sempre foi um grande motivador da JJ.
Iniciada em Beltrão, em janeiro de 1975, hoje, a experiência da JJ transforma a vida de muitos jovens, nas cidades onde ela é realizada.
*As participações destes jovens e padres de nossa Diocese na JJ, tem o objetivo de trazer a experiência da Jornada para a Diocese de União da Vitória. Em setembro deste ano, alguns dos organizadores da JJ de Francisco Beltrão virão a União da Vitória para conhecer os espaços físicos e se reunir com os participantes e mais alguns jovens, com vistas a dar os primeiros passos para que a Jornada Jovem comesse também na Diocese.
Texto: Pascom Diocesana
Foto: Márcio Zilli – DDM Produções