Nem a chuva, nem o frio diminuiu a empolgação de toda comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, no sábado, 18 de junho, quando aconteceu a final do jogo Passa ou Repassa.
Concluindo as atividades que aconteceram no último encontro, dia 22 de maio, as Capelas finalistas e as equipes da Matriz reuniram-se para mais uma tarde dinâmica e divertida, organizada pela coordenação paroquial da catequese, promovendo assim a decisão da brincadeira.
A vencedora foi a equipe da Matriz, que, com muita garra conseguiu vencer o objetivo proposto nos desafios.
Além da diversão, o objetivo desta iniciativa foi o de ligar todas as comunidades de uma maneira afetiva, gerando novas amizades e partilha de conhecimentos. “O resultado mostrou que todos somos vencedores, independente de título e colocação”, disse um dos coordenadores.
Logo após o momento de recreação foi realizada a Santa Missa dando também abertura ao 8º Ognisko. A palavra Ognisko significa “fogo” e o evento é uma festa tradicional polonesa em que o povo se concentra em torno de uma fogueira, lembrando o costume dos antigo pastores eslavos que se alimentavam e festejavam ao redor do fogo durante o rigoroso inverno europeu.
Sendo uma festa diferenciada, chama a atenção de muitos da comunidade são-mateuense que vem até de outras paróquias prestigiar o momento. A Festa do Ongisko acaba sendo também uma forma de divulgar a cultura polonesa, uma das características que marca a cidade de São Mateus do Sul.
Texto e fotos: Cláudia Burdzinski
Pascom – Par. N. Sr.ª Aparecida e Czenstochowa
São Mateus do Sul