Na quarta-feira, 15 de junho, os seminaristas do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, tiveram um momento de espiritualidade promovido pelo Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), onde o Padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, expôs o tema “A Missão hoje”.
De início, os seminaristas receberam objetos pessoais que os fez lembrar do recebimento dos Sacramentos da Iniciação Cristã, Batismo, Primeira Eucaristia e a Crisma, fazendo-os relembrar dos momentos da vida em que foram adquirindo a consciência da missão. O propósito deste momento de espiritualidade foi cultivar o gosto e o desejo pelo espírito missionário.
Em sua fala, Padre Evaldo apontou a importância da missão nos tempos atuais, os quais exigem mais do que nunca, pessoas dispostas a anunciar o Evangelho, tendo como principal modelo de Servo Missionário, Jesus Cristo.
“Olhar para a mudança de época, longe de significar o afastamento dos problemas concretos da vida de nosso povo, significa buscar uma base sólida para enfrentá-los, voltando às fontes e recomeçando à partir de Jesus Cristo”, destacou o reitor.
Três características indispensáveis para a missão atual foram apontadas pelo padre, sendo elas: Urgência, Amplitude e Inclusão, evidenciando assim a importância das pessoas terem acesso à Palavra de Deus, além de convocar o missionário a viver e comunicar a vida nova em Cristo. Se a Igreja é missionária por excelência, todo batizado é convocado a anunciar, afirmou padre Evaldo.
Para ilustrar o sentido da missão, o reitor ainda mostrou três imagens, fazendo uma comparação com o trabalho missionário. “O Bom Pastor”, que dá a vida pelo rebanho ao qual lhe foi confiado, “O Semeador”, que sai ao campo e lança sementes na esperança de que frutifiquem, e, “O Pescador”, que lança suas redes sempre carregadas de fé.
Ao concluir, o padre ainda salientou que, a maior missão é a que atinge o coração das pessoas, que tocadas principalmente pelo testemunho missionário, decidem-se também pelo anúncio do Evangelho, ampliando cada vez mais a Boa Nova de Jesus pela terra.
O encontro foi concluído com a entrega das camisetas do COMISE, as quais serão usadas nas atividades missionárias promovidas pelo Conselho.
Missão do COMISE, em Porto Vitória:
Ainda na semana, nos dias 18 e 19 de junho, o COMISE realizou um trabalho missionário na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória, onde participaram os seminaristas: Diego Oliveira, Damião Santos, Alisson Moura, Diego Nakalski, Cristian Boniatti, Douglas Ribasz e o reitor do Seminário Diocesano, padre Evaldo Karpinski.
Na tarde do sábado, 18, reunido alguns membros da comunidade, os seminaristas fizeram uma reflexão sobre a Missão da Igreja, e proporcionaram a récita do Terço, lembrando da importância da oração para o Missionário.
No encontro com alguns jovens, Diego Oliveira falou do exemplo missionário de Maria. “Já em sua juventude, Maria aceitou, disse seu sim à Missão confiada por Deus a Ela”, lembrou o seminarista.
Os trabalhos do sábado se concluíram com a Santa Missa presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, que destacou o papel de cada um na Missão. “Todos nós temos um compromisso de Missão com Igreja, que se dá nos pequenos gestos do dia-a-dia, e também nos trabalhos dos Movimentos e Pastorais, nos quais o Missionário deve se envolver. Como nos lembra o salmista: Devemos buscar o Senhor, desde aurora, ansiosos por Cristo”, motivou o bispo.
No domingo, 19, o trabalhos do seminaristas foi o da visita às casas, levado uma palavra de fé e rezando com as famílias, além de visitar alguns doentes, levando também a eles um conforto e a presença de Deus.
Ainda na missa do sábado, padre Evaldo e o seminarista Douglas Ribasz deixaram em nome do COMISE, os agradecimentos. “Agradecemos muito pelo carinho das pessoas que estão nos acolhendo, e ao pároco padre Emílio Bortolini, por ter aberto os espaços da paróquia para podermos fazer este trabalho”, disseram.
Unidos com todos os fiéis da paróquia São Miguel Arcanjo, de Porto Vitória, o COMISE se mantém também em missão e, em oração.
São Miguel Arcanjo – Rogai por todos nós!
Texto: Diego Oliveira
(Da Comunicação do COMISE)
Fotos: Douglas Risbasz