No dia 01 de maio, a Diocese de União da Vitória acolheu o 4º Congresso da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Província de Curitiba. O evento que aconteceu na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, trouxe como tema “Deixai vir a mim as criancinhas’’, e o lema “Pequenos grandes missionários à serviço da missão’’.
O objetivo central da IAM é ajudar as crianças a se tornarem missionários amadurecidos na fé, no conhecimento de Jesus, da Igreja e da Missão. A ideia é Criança evangelizar criança.
A abertura do Congresso se deu com a Santa Missa, presidida por Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa e referencial para a Missão no Paraná, que na celebração já abordava o carisma da missão. “A missão deve ser para os povos um encontro amigo, que leve Cristo ao coração do outro’’, exortava o bispo.
Após a missa, se dirigindo para o salão paroquial, crianças e adolescentes das dioceses de União da Vitória, São José dos Pinhais, Curitiba e Ponta Grossa tiveram um momento de partilha, estudo, dinâmicas que traziam o valor da amizade, da fé, e do amor pela Missão e pelo Reino de Deus.
Com a animação do grupo de jovens da paróquia São Mateus, Jovens Unidos em Cristo (J.U.C), o encontro contou com a coordenação da missionária Equatoriana, Naomi Laguatasi, que realiza um trabalho missionário no Brasil, pelo missionário Lucas Felipe, da diocese de São José do Pinhais, o qual também fará uma experiência missionária no Equador, e por Pércio Pereira Vitario, coordenador do Regional Sul 2 da IAM.
Além da valorização das três virtudes da (IAM) que foram bem destacadas: Sacrifício, oração e solidariedade, as crianças e adolescentes conheceram também um pouco mais sobre a vida do santo padroeiro da Infância e Adolescência Missionária, Paulo Tchen. Paulo era um menino chinês, que recebeu um chamado de Deus, e dizia: “Prefiro morrer a perder a minha fé’’. O santo foi canonizado no dia 01 de outubro do ano 2000.
Buscando transmitir a alegria do espírito missionário às crianças, cada diocese trouxe uma apresentação teatral, deixando todos encantados com as apresentações dos padroeiros universais da missão: São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus.
Neste Encontro houve também a participação do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), da Diocese de União da Vitória. “Participamos deste encontro afim de ajudar, mas também para motivar o zelo dos seminaristas pela Infância e Adolescência Missionária”, destacou o seminarista Douglas Ribasz.
Padre Joviano José Salvatti, assessor do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e da IAM, junto com, Gilvane Cipriano coordenador do COMIDI, e Odario Rosa, coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), manifestou seu agradecimento. “Agradecemos à todos que de alguma forma ajudaram e se doaram para a realização e organização deste Congresso”, disse o padre.
Encerrando o evento, Dom Sérgio Braschi fez o Rito de Envio à todas as crianças e adolescentes e expressou: “Contamos com todos vocês. Meu muito obrigado’’, disse o bispo.
Texto: Douglas Ribasz –
Coordenador do COMISE
Fotos: Alex Gabrich
Vice coordenador do COMISE
e Luis Sérgio Silveira