Nos dias 02 e 03 de Abril, fiéis da paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Iratim – Bituruna, acolheram os seminaristas missionários que formam o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE). Em um clima de muita alegria e entusiasmo, a abertura das atividades se deu na tarde do sábado, com uma Missa Solene, preparada com cantos próprios de missão, e onde todos puderam refletir o valor da missão na Igreja. “Em todos os aspectos, a comunidade deve ser missionária, em todos os setores e pastorais, mostrando sobretudo a misericórdia que vem de Deus’’, destacou o padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário Diocesano, em União da Vitória.
Também na celebração, o seminarista Douglas Ribasz, falou sobre a dinâmica do COMISE, destacando seu objetivo. “É uma alegria para todos os seminaristas poderem estar fazendo essa cooperação missionária, visando as vocações e desenvolvendo consciência e ação missionária nas comunidades’’, comentou.
Após a Santa Missa, os seminaristas missionários realizaram um momento de encontro com crianças e adolescentes, jovens, e zeladoras de capelinhas, reunidos em salas diferentes.
O encontro com as crianças foi conduzido pelos seminaristas Alex Gabrich e Jean Lucas, que destacaram o valor da amizade que devemos ter com Cristo. “Devemos deixar que o Cristo seja nosso irmão e nosso amigo em todos os momentos, refletindo assim, em nós mesmos, o Cristo, para que nossos amigos sintam em nós, a verdadeira amizade’’, disseram eles.
No encontro com os jovens, os seminaristas Ronaldo A. Rodrigues e Cristian Majolo, refletiram sobre o amor especial que Deus tem para com o jovem. “Sabendo desse amor, todos nós devemos fazer a experiência de se sentir amado por Deus”, declarou Ronaldo. “A alegria de transmitir a fé, da forma como podemos, através da palavra, dos sinais, das boas obras, fortalece também a nossa fé, e assim, com mais intensidade, contribuamos com nossa comunidade, nas mais diversas funções”, acrescentou o seminarista Cristian.
No encontro com as zeladoras do Movimento das Capelinhas, padre Evaldo reforçou a missão das zeladoras e deu sugestões para que todas as famílias fossem contempladas com a visita das capelinhas. “Levar as capelinhas nas casas é gesto de unir também as famílias, sinônimo de fortalecimento das amizades’’, destacou o padre, agradecendo por fim o trabalho delas, que também beneficia em muito o Seminário Diocesano.
A importância de ser zeladora também foi transmitida pelo seminarista Nilson Werzel, do 1º ano de teologia. “Vocês devem ser zeladoras também das família, tendo um amor por elas como se fossem a suas famílias. A capelinha precisa estar nas famílias com dificuldade, sendo mais que uma visita passageira, mas que seja a presença de Nossa Senhora à todos naquele lar.
Filho da comunidade de Santo Antônio do Iratim, o seminarista Alex Kapica, do 3º ano do Ensino Médio, deu o testemunho de sua vocação e agradeceu a presença das zeladoras. “É sempre uma alegria estar na presença de pessoas que nos ajudam no seminário como é o caso especial de vocês zeladoras’’, disse o seminarista.
Depois dos encontros, houve um coquetel, momento de partilha e conversas, testemunhando que, “a comunidade que partilha vive a missão’’.
No domingo, 03, os seminaristas realizaram visitas às casas aos arredores da Paróquia, ouvindo testemunhos que emocionavam. “Nós sempre rezamos pelas vocações e pelos missionários que levam a fé para os outros’’, afirmou, contente da visita, seu José, ao lado de sua esposa dona Eva.
Na despedida, em espirito de alegria pela missão realizada, os seminaristas do COMISE, agradeceram à toda a comunidade de Santo Antônio do Iratim, pela acolhida, e também ao pároco da comunidade. “Agradecemos padre Mauro, ao senhor e ao seminarista estagiário, Claudemir, pela dedicação em que se empenharam para divulgar e organizar a Missão do COMISE. Nossa convivência e a interação com a comunidade foi muito fraterna”, testemunharam.
Que a alegria do Cristo Ressuscitado seja sempre a fonte de nosso entusiasmo missionário!
Texto: Douglas Ribasz (coordenador do COMISE)
Fotos: Diego Oliveira (assessor de comunicação do COMISE) e
Seminarista Nilson Werzel