Nos dias 16 e 17 de abril, aconteceu no Instituto Piamarta, em União da Vitória, o retiro diocesano para os missionários leigos ligados ao Conselho Missionário Diocesano (COMIDI). O tema do Retiro, que teve como pregador o Secretário Executivo da CNBB Sul 2, Padre Mário Spaki, foi “A Espiritualidade do mandato missionário de Jesus”. O Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), também marcou presença no retiro, visando o trabalho missionário do grupo.
A abertura do Retiro foi feita pelo Padre Joviano Salvatti, assessor eclesiástico das Missões Diocesanas. “Exortamos a vocês missionários que aproveitem da melhor forma possível o retiro, para reavivarem em si o chamado que um dia receberam de evangelizar”, motivou o assessor.
Padre Mário Spaki iniciou fazendo uma dinâmica, cujo objetivo era refletir em grupos, trechos específicos da Bíblia, onde o mandato missionário era evidenciado.
No período da tarde, apresentando um ícone que ilustrava a Parábola do Filho Pródigo, o qual enfatizava a beleza e a ternura de Deus, Pai das Misericórdias, o pregador convidou todos à meditação desta Parábola, encontrada em Lucas 15,11-32. “Refletindo este texto, mergulhem vocês na Misericórdia de Deus”, motivava padre Mário.
Finalizando esta reflexão, o missionários deviam escrever uma carta que simbolicamente seria destinada à Deus. “Expresse nesta carta tudo aquilo que você gostaria de dizer à Deus”, disse o padre. As cartas foram postas sobre o altar da capela, compondo um cenário de entrega e de confiança, e em seguida se celebrou a Santa Missa, presidida pelo Padre Joviano.
À noite, um clima de emoção tomou conta dos retirantes. Após a oração do Terço da Misericórdia, padre Mário Spaki abriu solenemente a Porta da Misericórdia, na capela do Instituto Piamarta. Após breve explicação sobre o Ano Santo da Misericórdia, os retirantes passaram um a um pela Porta Santa, e aos que buscaram o sacramento da confissão, foi-lhes concedida a indulgencia plenária. Encerrando a noite, os missionários puseram-se em adoração ao Santíssimo Sacramento, valorizando a intimidade com Deus e reavivando a fé.
No domingo, o tema foi a Leitura Orante da Palavra de Deus. Meditando o texto de Mateus 28,16-20, a colocação era complementada com um áudio na voz de Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba.
“É hora de recomeçar; o Senhor não desiste de seus escolhidos. Ele está a nos falar, Ele nos conhece, devemos nos deixar ensinar. Devemos nos perguntar: o que o Senhor pede de mim?”, ouvia-se no áudio.
Na missa, Dom Agenor Girardi, Bispo diocesano, ressaltou em sua homilia, a Imagem de Jesus, o Bom Pastor. “Os missionários devem espelhar-se no Bom Pastor, fazendo da missão uma oportunidade de pastorear o rebanho do Senhor, que é o seu povo espalhado por todo o mundo”, disse o bispo.
Unido a esta ideia, no domingo à tarde, padre Mário falou do projeto, “Missão Palavra e Pão”, e da campanha das 20 mil bíblias para a África, organizada pela Igreja Católica do Paraná. Unidos ao som de uma música mariana, ao redor da imagem da Padroeira do Brasil, os missionários da diocese de União da Vitória prestaram também o seu apoio, gravando um vídeo que auxiliará na Campanha.
Agradecendo à todos que colaboraram para o bom êxito do retiro, Gilvane Cipriano, coordenador diocesano das Missões, se mostrou contente e admirado com o evento “O retiro superou as expectativa de toda a equipe organizadora, pois reuniu cerca de 110 missionários nesta edição”, comentou satisfeito o coordenador.
Padre Joviano Salvatti, encerrando o Retiro, fez o rito de envio dos missionários. Com novo vigor para dar continuidade aos trabalhos deste ano, os Missionário Diocesanos já têm programada as próximas Missões Diocesanas, em julho deste ano, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul.
Postagem: Pe. Marcelo S. de Lara
Texto: Seminarista Diego Kukul de Oliveira
Assessor de comunicação do COMISE.
Fotos: Luís Sergio Silveira da Silva
COMIPA São Mateus.