Na noite de 10 de março, os seminaristas do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, tiveram um momento de espiritualidade missionária. O encontro, promovido pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), teve como tema: Espiritualidade, Fonte do Entusiasmo Missionário, conduzido pelo padre Carlo Battistoni, da diocese de Ponta Grossa e um dos professores do Instituto no Seminário, em União da Vitória.
Partindo de três pontos fundamentais na vida da igreja: evangelização, pastoral e missão, o padre propôs aos seminaristas a estarem sempre abertos ao encontro surpreendente com Cristo, e assim a missão se realiza com autenticidade, transmitindo a alegria do evangelho e o encontro com Cristo.
“Nós atraímos as pessoas a Cristo com o nosso testemunho de vida, com gestos de humildade, de amor, de doação e dedicação pelo Reino de Deus, e assim, a missão sempre se cumprirá”, destacou padre Carlo.
No final do encontro, foi apresentado os seminaristas que compõem a nova equipe organizadora do Comise. Douglas Ribasz, coordenador; Alex Gabrich, vice-coordenador; Diego Oliveira, assessor de comunicação; e Jean Lucas, secretário.
O Comise é um organismo dos seminários e casas de formação da Igreja católica, com o objetivo de proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada, uma sólida espiritualidade e formação missionária. Ele está ligado à Pontifícia União Missionária, Obra fundada pelo Bem-aventurado padre Paulo Manna, em 1916, e declarada Pontifícia pelo papa Pio XII, em 1956. Seu objetivo é educar a sensibilização missionária em todos os fiéis.
Movidos para esse trabalho, que o Espirito Santo, protagonista da missão, nos fortaleça, despertando em cada seminarista e em cada fiel, o amor pela Missão.
Texto: Douglas Ribasz e Diego Nakalski
Fotos: Pe. Marcelo S. de Lara