A comunidade da paróquia Senhor Bom Jesus, da cidade de Rebouças – PR, com imensa gratidão, celebrou na quarta-feira, 09 de março, às 19h, o jubileu de prata de seu pároco, padre Alcione Zanin, que já pela segunda vez é padre desta paróquia.
O clima de alegria contagiava a todos que chegavam para a comemoração dos 25 anos de sacerdócio do padre que, com muita gentileza ia acolhendo familiares, amigos, paroquianos e antigos paroquianos por onde passou, diáconos, bispos, irmãs religiosas e seus colegas padres.
A Igreja ficou pequena para tanta gente, necessitando que alguns participassem do lado de fora ou no salão paroquial acompanhando a celebração por meio de um telão. No presbitério, além do jubilando estavam Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito, 27 sacerdotes, 3 diáconos e as irmãs da Congregação da Sagrada Família de Nazaré, além de seminaristas e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
Na nave da igreja estavam os fiéis leigos que provinham de diversos lugares: da cidade, do interior, e de cidades vizinhas como a caravana da paróquia Santa Bárbara, da cidade de Bituruna. Com muito entusiasmo esta paróquia se fez presente para homenagear o padre Alcione que, o tiveram como seu pároco por sete anos.
Entre cantos da liturgia da missa e cantos de homenagens, padre Alcione se emocionava sentindo a alegria e a amizade dos fiéis que conheciam seu trabalho. Na homilia, feita pelo seu afilhado de ordenação, padre Sidnei Reitz, pároco na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, padre Sidnei falava do amor do padre Alcione pelos paroquianos. “Quem de nós aqui não sabe do teu zelo e dedicação pelo povo. Sabemos de sua fadiga cotidiana em prol do povo. Você sente por suas ovelhas tamanho amor, que o leva a um devotamento pastoral sem limites.”, testemunhou o padre.
O testemunho do zelo pelo trabalho pastoral foi dado também por Dom Walter, que recorda como o padre Alcione era jovem quando ingressou no Seminário Diocesano, em União da Vitória. “Era um rapazinho comportado, muito bem educado. Ordenei ele em 1991, aqui em Rebouças, foi um dos primeiros frutos do seminário para a diocese; é trabalhador, e um excelente padre” destacou o bispo, hoje emérito.
Um de seus colegas de Seminário, que também completou jubileu de prata no dia 08 de dezembro de 2015, padre Silvano Surmacz, pároco na igreja São Mateus, em São Mateus do Sul, destacou a constante amizade entre ele e o padre Alcione desde a época de seminário. “Padre Alcione e eu fomos os primeiros a entrar no seminário; sempre tivemos uma boa convivência e mantemos até hoje uma importante amizade”.
Pelo seu trabalho de evangelização, padre Alcione também recebeu do Município de Rebouças o título de cidadão benemérito da cidade, pela lei n° 843/2000.
Ao final da celebração, em seu agradecimento, falando dos desafios que teve, o jubilando disse que nestas horas sempre se confiou a Deus.
“Ao abraçar o sacerdócio sempre tive certeza que jamais estaria só, pois Deus sempre está presente comigo”, testemunhou padre Alcione.
Em uma acolhida fraterna para com os que vieram para o jubileu, uma equipe de leigos preparou um coquetel no salão paroquial para todos que estavam na celebração.
Ainda que, em meio a uma penumbra pela falta de luz, devido a uma grande chuva, todos estavam contentes pela festa que marcava ali, uma fase rica na vida do padre Alcione, da Diocese de União da Vitória e de sua comunidade raiz, a paróquia Senhor Bom Jesus, na simpática cidade de Rebouças.
Texto: Padre Marcelo S. de Lara / Assessor da Pascom e,
Heliton Domanovsk / Pascom de Rebouças