No Domingo de Ramos, primeiro dia da Semana Santa, ocorre em todas as igrejas, a tradicional procissão com os ramos, simbolizando a chegada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Em Rebouças, dezenas de fiéis se reuniram na Praça dos Ferroviários, ponto turístico da cidade. Ali deu-se início à celebração de Ramos, e em seguida, a procissão até a Matriz Senhor Bom Jesus, acompanhada de cânticos e orações.
Neste mesmo dia, a paróquia Senhor Bom Jesus, de Rebouças também realiza a chamada “Procissão do Encontro”, em que, mulheres representando as mulheres piedosas da bíblia, Verônica, Maria Madalena, Maria Mãe de Jesus e outras mulheres que acompanhavam Jesus, saem do Convento das Irmãs Franciscanas carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, indo ao encontro dos homens, que representando as figuras de José de Arimatéia, Simão de Cirene e São João, saem da Igreja Matriz carregando a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos.
Durante a caminhada, o pároco Padre Alcione Zanin comentava sobre a Semana que se inicia, falando sobre o perdão, no contexto do Ano Jubilar da Misericórdia.
Após algumas quadras, dá-se o encontro das imagens, da Mãe (Maria) e do Filho (Jesus), relembrando o momento em que os olhares de Maria e de seu filho Jesus se encontraram durante a caminhada de Cristo para o Calvário. “É o momento emocionante do olhar da Mãe que sofre e o olhar do Deus Misericordioso para conosco”, comentava o padre.
Após o Encontro, as duas procissões formam uma única multidão de fiéis que, com as imagens agora lado a lado, caminham juntas até a Igreja Matriz.
Texto e Fotos: Heliton Domanovski
Pascom Rebouças?