O ano letivo 2016 do Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, começou com uma celebração importante, que contou com a presença de doze padres, duas irmãs religiosas, dezenove seminaristas, entre diocesanos e religiosos, e leigos de diferentes cidades. Todos, em um espírito de alegria e esperança participaram da Missa de Posse do novo reitor do Seminário Diocesano, padre Evaldo P. Karpinski, e do novo diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno (IFTESAM), padre Mário F. Glaab.
A missa, presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, se deu no dia 11 de fevereiro, às 19hs, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, (capela do Seminário), coroando assim as transferências dos padres em suas funções, anunciadas em novembro de 2015 pelo bispo diocesano.
Já no início da celebração, padre Sidnei Reitz, que foi o reitor por doze anos, agradeceu à todos no momento. “Agradeço pelo apoio que todos me deram durante estes anos na formação e também desejo uma boa caminhada aos novos formadores” falou o padre, agora pároco da paróquia N. Sr.ª do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul – PR.
Em sua homilia, dom Agenor mencionou a disponibilidade dos padres em suas novas funções por ele propostas e, que para as mudanças, pensou no Seminário com um carinho especial. “Quando percebi a necessidade de fazer algumas mudanças, o seminário foi o primeiro local que pensei, pela importância que ele tem para a Diocese. Agradeço aos padres pela prontidão em aceitar esta missão que lhes confiei”, declarou o bispo.
Em seu agradecimento, padre Evaldo mencionou também a confiança a ele depositada pelo bispo em sua nova função. “Fico grato a Dom Agenor por me confiar esta missão. Há muitos trabalhos, os desafios são grandes mas trabalharemos com carinho e muito amor pelo Seminário”, agradeceu o novo reitor.
Feliz pela presença de familiares e de alguns amigos, padre Mário, novo diretor do Instituto, em seus agradecimentos destacou o compromisso de todos no processo formativo. “Todo agradecimento, boas-vindas devem na verdade revelar o compromisso de todos nós com a causa. Devemos estar à disposição para aproveitarmos o que o outro traz de bom, o que o outro tem para contribuir. É como quando se ganha um presente, o gesto mais sincero de gratidão é desfrutar do presente que ganhou”, destacou o novo diretor.
Dom Agenor ainda pediu que o padre Marcelo S. de Lara, vice-reitor e vice-diretor, dirigisse algumas palavras, o qual destacou que toda função na Igreja é um serviço. “O trabalho na formação ou qualquer outro trabalho na Igreja é confiado à nós por Deus. Somos apenas instrumentos nas mãos Dele, para que, mesmo diante de nossas limitações, Deus mesmo chame os seus discípulos. Nossa função é ajudar os seminaristas a descobrirem sua genuína vocação e os orientar na formação para o sacerdócio”, constatou ele.
Ainda que as funções sejam específicas de cada um, com o padre Mário focado no aspecto acadêmico e padre Evaldo no aspecto espiritual e humano-afetivo dos seminaristas, os trabalhos deverão caminhar juntos.
Desde a criação, em 1984 por Dom Walter Michael Ebejer, hoje bispo emérito e professor no Instituto, o Seminário e o Instituto sempre partilharam juntos do mesmo espaço físico, fazendo assim parte da mesma rotina da ‘casa’, como continuará sendo.
A equipe formativa ganha em 2016, 14 seminaristas que caminham discernindo sua vocação para o sacerdócio, sendo todos eles inseridos na Diocese de União da Vitória.
Que Nossa Senhora Rainha das Missões, padroeira do Seminário, e Santo Alberto Magno, padroeiro do Instituto, interceda pela nova equipe formativa e pelos seminaristas nesta nova etapa.
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da PASCOM
fmslara@yahoo.com.br