Tendo concluído o período de formação no seminário, com estudos e convivência em comunidade, os seminaristas, João Henrique Lunkes, natural de Rebouças, Emerson de Toledo, também de Rebouças, Marcelo Antônio Rosa, de Paulo Frontin e João Francisco Sieklicki, de Rio Claro do Sul – Mallet, foram designados por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano a fazerem Estágio Pastoral em paróquias.
A introdução para este tempo de estágio se deu com um retiro, que teve como pregador o próprio bispo diocesano, contando com a organização dos padres do seminário, padre Evaldo Karpinski, reitor, e padre Marcelo de Lara, vice-reitor. O retiro se deu nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, na casa de campo do casal, Alceu Ravanello e Margarete de Lara Ravanello, pertencentes ao Movimento Serra, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, os quais generosamente ofereceram o espaço.
O retiro contou com momentos de pregação por parte do bispo diocesano, oração comunitária na capelinha localizada na própria propriedade, reflexão pessoal, e espaço de partilha de experiências nos momentos de refeição.
Um dos momentos que se destacou foi na manhã do dia 05, quando os padres Ermildo Krasovski, Sidnei Reitz, Antônio Carlos Rodrigues e Neslon Kovalski, representando o padre Joviano Salvatti, se fizeram presentes. Dom Agenor, solicitou a presença deles no retiro para que pudessem definir juntos o programa e o acompanhamento dos quatro seminaristas durante o período que atuarão em suas paróquias.
Padre Sidnei, que preparou uma fala baseada nas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, (Documento 93 da CNBB), comentou que o Estágio será um momento para eles estarem mais próximos da realidade dos trabalhos do padre. “Este tempo que vocês estarão nas paróquias será a oportunidade de já viverem um pouco da vida do padre na paróquia, mesmo vocês ainda não sendo sacerdotes”, disse o padre.
Ao abordar o tema Homilia, um dos temas tratados por dom Agenor, o bispo recomendava ao seminaristas a grande preocupação de estarem sempre meditando a Palavra de Deus.
“A homilia reflete também a nossa experiência com a Palavra. Aquilo que vivemos, que experimentamos, que nos transforma no contato com Ela, também transmitimos ao povo, partilhamos com ele”, comentou o bispo.
O Estágio Pastoral iniciou no final de semana dos dias 06 e 07 de fevereiro e irá até o momento da ordenação sacerdotal. Até lá os seminaristas atuarão auxiliando seus párocos e vigários nas paroquias a eles designadas: João Henrique atuará na paróquia São João Batista, em São João do Triunfo; João Francisco, na paróquia N. Sr.ª do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul; Emerson de Toledo, na paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, em Antônio Olinto; e, Marcelo Antônio Rosa, na paróquia San’Ana, em Santana – Cruz Machado.
Ainda este ano, acontece a ordenação diaconal dos quatro seminaristas, marcada para o dia 03 de setembro, na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul.
Texto e Fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
fmslara@yahoo.com.br