Nos dias 27 e 28 de fevereiro, se realizou em Umuarama, noroeste do Paraná, o encontro regional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento é promovido pela Pascom do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi sediado nesta etapa pela Pascom da Diocese de Umuarama.
Das Rádios Católicas:
Na manhã do sábado, 27, aconteceu o encontro das Emissoras de Rádios Católicas do Paraná. Quinze emissoras pensaram em conjunto no desenvolvimento de projetos em comum, e também a partilha de informações de conteúdo noticioso. “Temos um potencial em mãos que são 37 emissoras católicas detectadas no Estado, e precisamos nos mobilizar para caminharmos juntos em alguns trabalhos possíveis”, disse Jorge Teles, da coordenação Regional da Pascom e jornalista em Guarapuava – PR.
Uma das iniciativas pedidas foi a divulgação nas rádios sobre a ajuda financeira para o Projeto Missão – Palavra e Pão, que visa oferecer verbas para confeccionar 20 mil bíblias para a Diocese de Bafatá, em Guiné Bissau – África, onde há um trabalho de missão realizado pela Igreja Católica do Paraná. Para o bispo brasileiro que lá trabalha, Dom Carlos Pedro Zilli, mesmo se falando o português no local, é preciso bíblias que deverão ser traduzidas para o dialeto local, como o Crioulo e outros.
Outro assunto discutido foi o processo de migração das rádios de frequência AM para o FM. Cada representante presente relatou o andamento do processo de sua emissora, deixando-se ainda a ideia da aquisição de equipamentos necessários, em conjunto.
Da Pascom:
O período da tarde começou com o tema: A Espiritualidade do Comunicador, trabalhada pelo padre Jean Patrik Soares, da Diocese de Guarapuava. “Jesus é o nosso referencial da comunicação. “Assim como Jesus veio nos revelar o amor do Pai, o Projeto de vida de Deus para a humanidade, em nosso trabalho da Pascom, é sempre Jesus quem deve ser divulgado e estar em evidência”, destacou o padre. O sacerdote também falou que aqueles que desejam trabalhar a comunicação na Igreja, devem ir além do aspecto profissional.
“O comunicador na Igreja também é pastor, e o pastor não mede horários para cuidar da evangelização, ele está sempre disponível para comunicar a Palavra de Deus aos outros”, enfatizou.
No domingo pela manhã foi aprovado os temas e oficinas para o próximo Muticom Regional a ser realizar em Curitiba no segundo semestre deste ano e também foi definido o 7º Encontro Regional da Pascom, que será em Campo Mourão – PR, nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017. Já o 5º Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida – SP, acontecerá de 14 à 17 de julho de 2016, com o tema: Comunicação e Liturgia. E, o 10º Muticom será sediado em 2017 pela Diocese de Joinvile – SC, de 16 à 20 de agosto.
Um Convite:
A Pastoral da Comunicação da Diocese de União da Vitória foi representada nesse Encontro pelo padre Marcelo S. de Lara, assessor diocesano, que incentiva a todos aqueles que nas paróquias gostam de atuar no campo da comunicação em todos os aspectos, que venham fazer parte da Pascom. “Estamos iniciando agora na Diocese de União da Vitória a Pascom, apesar de já termos anteriormente algumas ações de comunicação. Todos aqueles que desejam ajudar na sua paróquia a melhor a comunicação em todos os sentidos, até nas relações das pastorais, e criando canais de comunicação, que se disponha para seu padre e venha ser um membro da Pascom”, convidou o padre assessor.
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom