Trinta e cinco padres, três diáconos permanentes, quatro seminaristas e um vocacionado da diocese de Palmas – Francisco Beltrão fizeram três dias de retiro, na Casa de Oração Irmã Josafata Hordachevska, das irmãs do rito ucraniano, na cidade de Ponta Grossa – PR.
Além de Dom Agenor, bispo diocesano, estava também Dom Sérgio Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa, o qual foi o pregador do retiro deste ano para o clero da Diocese de União da Vitória.
Com todo ano tendo este espaço de reflexão pessoal, os retiros são conduzidos pelos pregadores dentro de um tema específico. Nesta ocasião, Dom Sérgio conduziu os momentos de reflexão com base no Documento de Estudo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Documento 108 – Missão e Cooperação Missionária.
Cada retirante pôde pensar e aplicar para sua vida pessoal e dentro do seu ministério como está vivenciando o aspecto missionário. O Texto usado por Dom Sérgio, trazia também grande fundamentação no Documento do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, onde o próprio papa pede para todos saírem em missão, e não ficarem em uma pastoral de conservação.
Além das colocações, o retiro contou com momentos de oração pessoal e comunitária. Em duas das celebrações eucarísticas, dom Agenor pediu que os padres jubilandos em 2016 presidissem a santa missa. Padre Alcione Zanin e padre Ermildo Krasovski completam este ano, 25 anos de sacerdócio, sendo o padre Alcione no dia 09 de março e o padre Ermildo, dia 08 de dezembro. O momento do retiro favoreceu que todo o clero, reunido na sua maioria pudessem celebrar juntos a festividade, apesar de ambos os padres terem celebrações próprias já planejadas em suas paróquias.
Em suas palavras, Dom Sérgio comentou do trabalho missionário dos padres em toda a caminhada de vida sacerdotal. “Padre Alcione e padre Ermildo, mesmo não conhecendo seus trabalhos pessoalmente, não tenho dúvidas que, em vinte e cinco anos de sacerdócio, se pode pensar quantas pessoas foram tocadas pela Palavra do Evangelho que vocês transmitiram a elas, sendo assim instrumentos nas mãos de Deus”, parabenizou o pregador.
Pe. Marcelo S. de Lara – Assessor da Pascom