No dia 30 de novembro, último dia letivo no Seminário Diocesano e das aulas no Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, seminaristas do 4º ano de Teologia apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).
Foi uma novidade instituída em 2015 no Instituto. Até então os seminaristas concluintes da Teologia faziam o Trabalho de Conclusão não havendo porém a exigência da apresentação. Com esta iniciativa iniciada à partir deste ano, os alunos agora além de fazer o trabalho irão também apresenta-los. “É uma oportunidade deles socializarem o conhecimento produzido ao longo do ano para os demais seminaristas e convidados, dentro de um tema desenvolvido por eles,”, destacou padre Sidnei Reitz, reitor do Seminário Diocesano e Diretor do Instituto.
As quatro apresentações iniciaram às 8h30m, com duração de meia hora cada uma. Ao final de cada apresentação, os orientadores e demais membros da banca faziam observações à respeito do trabalho orientado e apresentado.
Além dos seminaristas internos do Seminário, se fizeram presentes, Dom Agenor, bispo diocesano, padre Sidnei Reitz, reitor do Seminário e Diretor do Instituto, padre Marcelo S. de Lara, vice reitor do Seminário e vice-diretor do Instituto, padre Evaldo Karpinski novo Reitor do Seminário à partir de 2016 e padre Mário F. Glaab, novo Diretor do Instituto à partir de 2016.
Os quatro concluintes do Curso apresentaram temas da teologia que trazem consigo questionamentos no campo prático da vida da Igreja e para cada um deles na prática pastoral.
O seminarista João Francisco Sieklicki, orientado pelo professor padre Sidnei Reitz, dentro da Antropologia Teológica abordou o tema: “Cristo Revela o Homem ao Próprio Homem”. Já o Seminarista João Henrique Lunkes, orientado pelo professor de Mariologia, padre Mário Glaab, tratou sobre: “Maria e os Caminhos da Maternidade Divina”.
Motivado pelo impulso do Sínodo sobre a Família convocado pelo papa Francisco, o Seminarista Emerson de Toledo, orientado pelo padre Marcelo S. de Lara, abordou o tema: Família: “Uma Instituição Divina e Humana”.
A última apresentação foi na área dos Sacramentos, tendo como orientador também o professor padre Mário Glaab, o seminarista Marcelo Antonio Rosa, desenvolveu o estudo sobre: “Eucaristia: Fonte de Vida e União em Cristo”.
Os quatro Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) serão encadernados e entregues para arquivo da biblioteca do Instituto até o dia 16 de dezembro.
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pastoral da Comunicação