Ferramentas de comunicação e conteúdos compartilhados é reflexão da Igreja no 1º Muticom.
O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu no final de semana de 23 à 25 de outubro, o 1º Mutirão Regional de Comunicação (Muticom) da Igreja do Paraná. O evento foi organizado pela Coordenação da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional e pela Pascom da Diocese de Guarapuava a qual sediou o encontro.
O 1º Muticom contou com a presença de 15 das 18 dioceses do Paraná reunindo aproximadamente 150 pessoas que estão envolvidas em trabalhos de comunicação nas suas Dioceses. A Diocese de União da Vitória se fez presente pelo padre Marcelo de Lara, Assessor da Pascom na Diocese e por Ronaldo A. Rodrigues, seminarista do 3º ano de Teologia, um dos membros da Pascom.
Reflexões nas Palestras:
Entre Palestras, Mesa Redonda e oficinas, a iniciativa da Igreja do Paraná no Encontro foi refletir a Comunicação na Igreja e da Igreja. Além da sintonia e atualização da Igreja no novos Meios de Comunicação, o 1º Muticom ressaltou a preocupação com os conteúdos que se está comunicando ou se consumindo pelas pessoas na Rede, como comentou a professora Nincia Borges Teixeira, Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e pós-doutora pela UFRJ. “É preciso investir na visibilidade hoje, o conhecimento deve ser partilhado para mudarmos o mundo. Mas as informações que temos estão nos ajudando a ser melhor?”, refletia a professora.
A preocupação com o conteúdo e com o uso dos Meios, nos faz pensar no senso de responsabilidade de cada pessoa; na formação de seu caráter como alertou Carlos Willians Jaques Morais, Doutor em Educação (Filosofia da Educação) e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Alguém que não age segundo o dever, não se torna livre, mas é dominado e guiado pelo medo. A liberdade requer responsabilidade consigo, com o outro e com o mundo”, explicou o professor.
Voltado para o trabalho específico dentro da Igreja, o Jornalista Everton Barbosa, Assessor de imprensa da Arquidiocese de Maringá (PR) e apresentador do programa “CBN Conhecimento” na CBN Maringá, destacou que o foco do Documento 99 na CNBB, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil é analisar criticamente o conteúdo e a atitude da Mídia, pois,
não é suficiente a mera competência profissional; é preciso uma adequada formação humana, pois os meios devem servir ao ser humano […]” (Diretório. § 231).
“O principal eixo do documento 99 é a análise crítica da Mídia que valoriza o externo. Onde estão as pessoas boas? Estão nas periferias, esquecidas das ações políticas”, afirmou o jornalista. “Por isso, principalmente na formação dos sacerdotes é preciso ter uma formação incisiva sobre os veículos de comunicação e a comunicação no mundo de hoje”, reforçou.
A Pastoral da Comunicação:
Proporcionando o ensino das práticas de comunicação nos vários Meios, as oficinas no Muticom favoreceram o aprendizado em produção de texto para rádio, TV, impresso, site e redes sociais.
Assim como em toda a Igreja do Brasil, a Pastoral da Comunicação, formada por voluntários que gostam da ação de comunicar e por profissionais da comunicação está crescendo nas dioceses, igrejas, comunidades, movimentos e pastorais também na Igreja do Paraná como destacou Jorge Teles, coordenador Regional da Pascom. “Começamos em um grupo pequeno e hoje encerrando este nosso 1º Muticom quero expressar gratidão à Deus pelo envolvimento maior de pessoas nesta Pastoral importantíssima na Igreja”, agradeceu o coordenador.
O 1º Muticom se encerrou com a celebração da Missa, presidida por Dom Antonio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava e referencial para a Comunicação no Regional, anunciando após a bênção o próximo encontro. “O 2º Muticom será sediado em 2017 pela Diocese de Curitiba, na cidade mesma de Curitiba”, comunicou o bispo, entregando o símbolo do Muticom para a equipe que irá organizar o evento.
Texto de: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor Diocesano da Pascom
Fotos: Pe. Marcelo e Ronaldo Rodrigues