No dia 25 de outubro, dia em que a Igreja celebrou o 30º Domingo do Tempo Comum, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rocio, União da Vitória, Dom Agenor Girardi, MSC, Bispo Diocesano de União da Vitória, concedeu a posse canônica ao Pe. Frei Antoniel de Almeida Peçanha, MsS, como pároco da referida paróquia.
A santa missa teve seu início às 19h. Após a saudação inicial, feita pelo presidente da celebração, o diácono permanente Marcos Vinícius Freitas Guimarães, leu a provisão canônica do novo pároco diante de toda assembleia. Em seguida, Pe. Frei Antoniel fez sua profissão de fé.
Em sua homilia, Dom Agenor exortou aos que se fizeram presentes a terem um coração e uma mente aberta para acolher o novo, chamando atenção dos paroquianos para que não caiam na tentação de muitos, que gostam de fazer comparações entre os sacerdotes, mas acolham cada um na sua singularidade e jeito próprio de agir. Depois, Dom Agenor direcionou-se particularmente ao novo pároco, lembrando-o de ser como o Cristo, o Bom Pastor, que conhece as ovelhas do aprisco pelo nome. E o exortou para que na sua missão de novo pároco, atente para a formação e renovação das lideranças na comunidade.
Terminada a homilia, deu-se prosseguimento ao rito de posse, Pe. Frei Antoniel fez a renovação de suas promessas sacerdotais, em seguida Dom Agenor, confiando ao novo pároco o pastoreio da comunidade de Nossa Senhora do Rocio, lhe entregou as chaves da igreja, a chave do Sacrário, levou o novo pároco até à pia batismal, lugar onde se realizam os batismos e o nascimento de novos cristãos e, por último, no confessionário colocou a estola roxa no novo pároco, para lembrar que o padre confere a absolvição dos pecados aos que desejam a reconciliação com Deus através do Sacramento da Penitência. Logo após, Frei Antoniel fez seu juramento de fidelidade diante do Bispo, que em seguida convidou aos mais próximos do presbitério, para cumprimentarem o novo pastor da paróquia, momento, esse, em que as inúmeras crianças que estavam presentes na celebração foram saudar o novo pai espiritual. Em seguida, a celebração prosseguiu ordinariamente.
Por fim, ao término da celebração, o novo pároco discursou para seus paroquianos. Em suas palavras fez questão de ressaltar que: “Digo a todos, não a alguns, podem contar vocês todos comigo. Não medirei esforços para ser um pastor que procurará ajudar”. Depois da benção final e despedida do diácono, o bispo Dom Agenor e o novo pároco Frei Antoniel, receberam os cumprimentos da maioria dos que estavam presentes.
Texto de: Carlos Eduardo, postulante servitano