No dia 2 de abril de 2015, quarta-feira passada, aconteceu a Missa do Crisma em Rio Claro do Sul, com a presença de todo o clero da Diocese de União da Vitória, religiosos, e a comunidade de Rio Claro do Sul. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, Pe. Anderson Spegiorin e o Administrador Diocesano Pe. José Levy Godoi. A Igreja estava lotada, estiveram presentes, as autoridades municipais, prefeito, vice-prefeito e vereadores do município. Os alunos da Escola Adão Sobocinski e professores também se fizeram presentes, além de praticamente toda a comunidade do Distrito e demais Comunidades pertencentes à Paróquia. A celebração foi acompanhada pelo bonito Coral da Comunidade. Após a celebração, padres, o Arcebispo, seminaristas e membros de outras paróquias foram convidados para um delicioso jantar oferecido pela Comunidade.
A Missa dos Santos Óleos reúne em torno do Bispo, o clero da diocese (padres e diáconos) e uma representação das comunidades paroquiais que formam a diocese. Esta missa caracteriza uma ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, e nela, os padres presentes renovam suas promessas sacerdotais.
Todo padre na sua ordenação é ungido pelo óleo significando a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Mesmo edifícios e objetos podem ser consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo também alivia as dores e fortalece os cristãos, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis.
O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. Na Diocese de União da Vitória por uma questão pastoral, ou seja, da prática das atividades dos padres na quinta-feira Santa, essa celebração é sempre feita na noite da quarta-feira, véspera da quinta-feira Santa.
Nessa Missa são abençoados pelo bispo, os seguintes Óleos:s
Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.
Clique aqui para ver a galeria de fotos da Missa do Crisma: