No dia 22 de fevereiro, a paróquia São João Batista, em São João do Triunfo acolheu 214 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Esse encontro é uma programação de toda a Diocese de União da Vitória que, organizada em cinco setores, reúne os ministros das paróquias correspondentes a cada setor para ter um dia de formação.
Fazendo parte do setor São Mateus, estiveram presentes MECEs da paróquia São João Batista, em São João do Triunfo, das paróquias de São Mateus do Sul: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; São Mateus; Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul e, da paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, em Antonio Olinto.
A programação deu início às 8h30m com as inscrições feita pela equipe da secretaria paroquial. Às 9h, os ministros participaram da celebração eucarística com toda a comunidade, celebrada pelo pároco, Pe. José Chipanski. Após o intervalo para um café, todos se reuniram na paróquia onde tiveram a primeira formação feita pelo Pe. Marcelo, vigário paroquial e diretor de programação da Rádio Educadora, em União da Vitória. Pe. Marcelo apresentou para os MECEs a origem e a evolução histórica da Campanha da Fraternidade, assim como trabalhou o conteúdo da Campanha de 2015 que tem como tema, “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.
Pe. Marcelo ainda incentivou os ministros a conhecerem bem o conteúdo da Campanha e adquirirem alguns subsídios que podem auxiliar na formação e no trabalho em suas comunidade. Lembrou também que a Campanha é tema para ser falado e trabalhado durante todo o ano. “Infelizmente alguns tem a ideia de que a Campanha da Fraternidade é somente no tempo quaresmal. Ela deve ser lembrada durante todo o ano e se possível desenvolver alguma ação que a concretize”, disse o padre.
Após o almoço, organizado pela equipe do CEPE da Paróquia e tendo a estimada colaboração de outras pessoas da comunidade, entre membros de movimentos, leigos participantes e as Irmãs da Sagrada Família, todos voltaram novamente para a igreja para a segunda parte do encontro.
No período da tarde, Pe. José Chipanski dialogou com os participantes sobre questões práticas de suas atividades nas comunidades e deixou algumas orientações. Foi trabalhado o calendário anual incentivando os ministros a valorizarem algumas datas comemorativas como, a Semana Nacional da Família, os meses temáticos como, o Mês da Bíblia, Mês Vocacional e a comemorações dos Padroeiros de cada comunidade.
Pe. José também orientou os ministros para que aproveitem bem alguns materiais de formação: o jornal diocesano Estrela Matutina, a Palavra de Vida e outros subsídios quando vem da diocese e paróquias. O encontro se encerrou às 16h com uma oração e o lanche, voltando todos para suas comunidades paroquiais.