No dia 14 de outubro, na reunião dos padres diocesanos, que acontece toda 2ª terça-feira de cada mês, na Casa da Associação, ocorreu a eleição da nova diretoria.
Criada no dia 9 de abril de 1991, entre os mentores desse ideia estão os padres, Estephano Hubert, mais conhecido como Pe. Estêvão (in memoriam) e o Pe. Abel Zastawny. Na época, já conhecendo algumas experiências de Associação de Padres no Brasil, resolveu-se, então, criar uma para os padres da Diocese de União da Vitória, a qual estaria na época entre as primeiras no Paraná.
Pe. Estêvão Hubert presidiu, naquele momento, a primeira reunião na qual explicou à todos os objetivos da Associação e apresentou os estatutos que deveriam reger a instituição. Naquela ocasião, 13 padres diocesanos deram início a um trabalho de busca de recursos para terem uma sede própria, onde pudessem se reunir para debater temas de interesse comum, convívio fraterno, descanso e lazer.
No dia 15 de janeiro de 1998, a Associação já era então proprietária de uma área de terra com 72.600 m2, próxima da cidade, onde poderiam começar suas instalações. Em seguida, elaborou-se um projeto da casa que serviria de sede para os encontros. Com uma área a ser construída de 277 m², o projeto foi aprovado e deu-se início aos trabalhos de construção em junho de 2001.
Até hoje, além de favorecer todo mês um encontro fraterno do clero diocesano, a Associação proporciona discussões de assuntos pastorais e tomadas de decisões que favoreçam a ajuda mútua entre os padres também nos trabalhos paroquiais. Bem como, a Associação tem por finalidade, ser um auxílio a mais de amparo aos padres na velhice. Por esse motivo, há sempre a preocupação do melhoramento no conforto da casa e nas adaptações necessárias para o futuro, caso seja necessário seu uso por algum sacerdote diocesano.
A nova diretoria, então eleita no último dia 14, que irá coordenar os trabalhos pelos próximo três anos, ficou composta por Pe. Evaldo Karpinski, como presidente, Pe. Silvano Surmacz, como vice-presidente, Pe. Ermildo Krasovski, como tesoureiro, Pe. Mário Glaab como segundo-tesoureiro, Pe. Marcelo S. de Lara, como secretário. Nas funções de Conselho Fiscal ficaram Pe. Cláudio Braciak, Pe. Nelson Kovalski e Pe. Jandir Vergopolan.
Pe. Marcelo S. de Lara
fmslara@yahoo.com.br