No dia 30 de agosto, a Diocese de União da Vitória ganhou mais um sacerdote. O diácono Francisco Marcelo Szymkowiak de Lara foi ordenado padre na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul – PR, sua cidade natal.
A celebração contou com a presença de vários padres da diocese, diáconos, religiosos e religiosas, a comunidade local da paróquia Perpétuo Socorro, além de fiéis leigos das outras duas paróquias em São Mateus do Sul, e de outras cidades por onde o neo-sacerdote atuou como diácono: Paula Freitas, São João do Triunfo e União da Vitória.
A Ordenação foi feita por Dom João Bosco Barbosa de Sousa (OFM), bispo da Diocese de Osasco (SP), o qual atuou como bispo em União da Vitória por sete anos, tendo então recém tomado posse na nova diocese no dia 20 de julho em São Paulo.
Ao final da missa, os convidados foram recepcionados no salão paroquial para um jantar com os familiares do neo-sacerdote.
Pe. Marcelo, teve o grande apoio dos paroquianos, que organizaram a celebração e o jantar. Junto com Pe. Mário Glaab, pároco da paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, o Conselho Econômico Paroquial (CEP), o Movimento Serra Club e demais membros de movimentos e pastorais da paróquia, com a contribuição de benfeitores, todos se envolveram animados e fortemente na organização do evento.
Já no domingo, 31 de agosto, às 8h30, Pe. Marcelo celebrou sua primeira missa na própria paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sua paróquia de origem.
Pe. Marcelo atualmente continua morando no Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, dando continuidade ao seu trabalho na Rádio Educadora (Emissora da Diocese), mas está nomeado como vigário paroquial da paróquia São João Batista, em São João do Triunfo, onde auxilia nos finais de semana o pároco Pe. José Chipanski.