Os membros dirigentes da Pastoral Universitária convidam você, acadêmico, para um momento especial de oração, dia 26 de agosto, na sala de eventos da Uniuv, das 20h45 às 22h, sob a orientação do Padre Emílio Bortolini Neto, com o tema da Leitura Orante, que nos fará estar sempre ligados a Deus e, por isso, mais confiantes e plenos de esperança, em nosso dia a dia e em nosso futuro.
Evelin Schely Solarevicz
Pe. Abel Zastawny
Fahena Porto Horbatiuk
Leitura Orante da Vida (L.O.V.)
Uma pedra é sempre uma pedra, mas ela pode ser usada para ferir alguém, para levantar um muro ou construir uma ponte. Da mesma forma, o mundo em que vivemos, as diferentes atividades humanas, as situações pelas quais passamos podem nos isolar ou criar comunhão, com nós mesmos, com os outros, e com Deus.
A L.O.V. é uma forma de criar comunhão, de nos ligar a tudo, baseada em Deus, que não só criou como se manifesta no mundo em que vivemos. Ela começa com uma “Leitura”, ou seja, um Êxodo, que nos liberta do Egito de nossa mesquinhez, afastando as águas do Mar da ignorância e conduzindo-nos à Terra Prometida da Sabedoria e da Paz. Ler é sair de si mesmo, é acolher o que o outro tem a nos dizer, é despir-se dos trapos velhos de nossos preconceitos, para que a veste resplandecente da Verdade possa nos abraçar como uma mãe ao filho.
Essa leitura, porém, é “Orante”, no sentido de que oração é diálogo, e ela nos dará matéria-prima para aprendermos a cantar a música que o Senhor escreve na partitura do nosso dia a dia e para, a partir disso, acrescentar nossa contribuição, juntando nossa voz ao Coral do Amor. Fazer uma Leitura Orante da Vida, portanto é se perguntar:
– o que isso tem a me dizer? Que mensagem traz, que lição me ensina?
– em quem me faz pensar? De quem me lembra?
– a partir disso, o que eu digo a Deus e ao próximo?
Vivemos num mundo conectado. Nada mais atual e importante para os dias de hoje do que transformar a vida em ocasião de ligação, de comunhão, com Deus, com os outros e com nós mesmos.
Pe. Emílio Bortolini Neto