As caravanas de peregrinos foram chegando bem cedo, e os fiéis se abrigando do frio e da chuva fina, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul, que acolheu a 17ª Romaria Vocacional Diocesana. Os seminaristas se revezaram nos microfones, entoando os mistérios do Rosário. O som se difundia do alto da torre para toda a região e, a partir das 8h, não só os que estavam na igreja, mas também os que vinham chegando, já se colocavam no clima de oração. Os padres também se distribuíram pelos locais preparados para as confissões até que, às 10h, teve início a Santa Missa, presidida por Dom João Bosco, com indulgência plenária oferecida aos participantes.
Apesar do frio intenso e da chuva, o templo ficou repleto, e a celebração mais aconchegante. Já preparada a procissão de entrada, foi anunciada a chegada dos cavaleiros, e também algumas carroças, tendo à frente o Pe. Silvano Sumacz. Fizeram 22 quilômetros de cavalgada, desde a madrugada, para homenagear Nossa Senhora do Rosário e os peregrinos de toda a diocese. Também um pequeno grupo fez o mesmo percurso a pé, num gesto bonito de penitência e fé.
Zeladores e zeladoras das Capelinhas colocaram as mesmas em estantes junto ao sacrário. Dom João Bosco abençoou as capelinhas, falando da importância dessa ajuda espiritual e material, realizada pelas famílias que acolhem as capelinhas nas famílias.
Espetacular a acolhida, e o serviço prestado pela comunidade local, com o incentivo do pároco e reitor do Santuário, Pe. Anderson Spegiorin, na preparação dos lanches e almoço para os peregrinos. Assim todos puderam permanecer até a tarde. Não foi possível chegar até a gruta, onde seria proferida a bênção da saúde e o envio dos peregrinos. Essa parte do programa aconteceu, devido á chuva mais intensa, na própria igreja.
O terço da tarde foi conduzido pelas Irmãs Vicentinas e de outras congregações, presentes na romaria vocacional. Elas também tiveram a oportunidade de convidar as jovens para seguir o caminho da consagração a Deus.
Pe. Anderson reservou um momento para agradecer ao Bispo Diocesano, em nome de todos, desejando que ele tenha um feliz ministério na diocese de Osasco. Dom João Bosco agradeceu e garantiu a continuidade dessa comunhão de preces que sustenta a nossa vida cristã. E encerrou a romaria com a bênção da saúde e o envio dos peregrinos para o testemunho missionário em suas comunidades.