No dia 29 de maio, o clero de União da Vitória se reuniu na cidade de General Carneiro – PR, para a sua reunião mensal. Estavam presentes Dom João Bosco, administrador diocesano, padres, diáconos, religiosas e as coordenadoras paroquiais da catequese.
Nessa reunião mensal, na parte da manhã o clero estuda temas relevantes à teologia e à vida pastoral que são pré-selecionados em ano anterior. Os próprios padres trabalham os temas ou trazem algum palestrante convidado. Para o mês de maio o convidado foi o Pe. Mário Spaki, secretário executivo do Regional Sul 2, o qual abordou a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho).
Intercalando sua exposição com textos, vídeos e momentos de partilha em grupos entre o clero, Pe. Mário colocou o contexto, os eventos que reafirmam o projeto pastoral da Exortação como: os cinquenta anos de comemoração do Concílio Vaticano II; a Conferência de Aparecida onde o próprio papa na época, então cardeal, fez parte da comissão de redação do Documento de Aparecida; o Sínodo da Família; o ano dedicado à Vida Consagrada e o momento da diocese de União da Vitória que tem a transferência de seus bispo diocesano, Dom João Bosco, para Osasco – SP.
O documento do papa, segundo Pe. Mário, tem uma tônica de mudança, de renovação, é o apelo de Francisco para um mundo que mudou e está em constante mudança. “O mundo mudou, basta você se perguntar dos simples presentes que as pessoas ganhavam nos últimos 30 anos, são bem diferentes dos de hoje”, diz Pe. Mário.
Indo mais a fundo na Exortação, o secretário motivou o clero a pensar nas lacunas que suas paróquias ainda possuem para serem atendidas, mas não descartando a estrutura paroquial. “No passado houve quem promovesse uma mudança radical da estrutura da Igreja, mas Aparecida e o papa reafirmam a paróquia. Não se precisa mudar a estrutura mas renová-la”, reforçou.
No aspecto missionário, mais uma ideia da Evangelii Gaudium, Pe. Mário comunicou ao clero de União da Vitória sobre o projeto missionário da Igreja do Paraná “Foi a mim que o fizestes”, o qual motiva paróquias das dioceses do Paraná para fazer uma promoção ou campanha que possa ajudar a Igreja no Haití. Segundo o padre há relatos de um bispo que crianças no Haití chegam a comer “bolachas” feitas com barro. Assim, padre Mário comunicou os padres uma possível passagem de membros do Projeto em algumas paróquias da diocese para abraçarem a causa.
Terminada a formação com mais alguns minutos na parte da tarde, o clero da diocese se reuniu à parte das coordenadoras de catequese para darem continuidade a assuntos e comunicados particulares.