A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, homenageou o Papa São João Paulo II no dia de sua canonização. João Paulo II foi declarado Santo pelo Papa Francisco no domingo, dia 27 de abril, dia da Divina Misericórdia. Isto aconteceu em Roma, quando aqui no Brasil ainda era bem cedo. No mesmo dia, mais tarde, a comunidade paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já teve uma celebração especial em honra do novo Santo.
Pelas 14h30 partiu da Igreja Matriz uma procissão, com uma enorme imagem de São João Paulo II, em direção à Colônia Taquaral. Uma imensa multidão de fiéis tomou parte da caminhada rezando, cantando e ouvindo mensagens, e carregando o andor ricamente enfeitado. Outros aguardavam no local onde haveria a celebração da missa. Havia, em todos os semblantes, uma radiosa alegria, pois o Papa, agora declarado Santo para toda a Igreja, era, e continua sendo, muito admirado e amado pelo povo de São Mateus do Sul. A procissão terminou em um terreno ao lado da rodovia que vai para São João do Triunfo, do lado oposto da entrada do Parque Municipal. Neste local a Mitra possui um terreno que foi doado alguns anos passados. Pretende-se construir ali uma capela que será dedicada ao Santo Polonês, o “João de Deus”, isto quer dizer que São João Paulo II será o padroeiro desta nova comunidade que está surgindo.
Até o momento já se tem, além do terreno bastante amplo, um barracão montado, duas imagens do Santo (uma grande e uma pequena), várias doações em dinheiro e, muita boa vontade de inúmeros fiéis. Com as graças de Deus e a intercessão de São João Paulo II logo mais a Paróquia contará com mais uma comunidade funcionando a todo vapor. Quem quiser colaborar na construção na nova capela pode levar sua contribuição à secretaria paroquial, ou quando houver missa no local da futura igreja. Haverá mais uma missa, desta vez no barracão, no dia 25/05/14 às 17 horas. Além das pessoas que residem naquela comunidade, também o povo em geral está convidado.
Muito obrigado a todos que colaboraram com esta linda manifestação de fé e devoção, e, de modo especial, a gratidão aos que já deram parte de seu tempo ou doaram algo. São João Paulo II, rogai por nós!
Texto: Pe. Mario Glaab