Manhã ensolarada de domingo, dia de ir à Missa. Para os fiéis da Capela do Perpétuo Socorro, no Bairro São Joaquim, em União da Vitória, esse gesto dominical e frequente foi carregado de emoção e especial alegria. A nova capela, grande e bonita, foi inaugurada e abençoada, recebendo pela primeira vez o povo em festa. Desde 2008 as missas vinham acontecendo no salão da comunidade, ocasião em que, por ordem de Dom Walter, a velha capela de madeira, perigosamente abalada pelo tempo, foi finalmente demolida para dar lugar a uma nova e espaçosa igreja.
O esforço de “bater de casa em casa”, diz o coordenador do Conselho da Comunidade, Sérgio Baiak, de juntar as contribuições de todos, acompanhar cada etapa da construção, foi um sacrifício, coroado porém de grande satisfação. Foi, de fato, com a ajuda de todos que se tornou possível esse sonho que agora vemos realizado.”
Dom João Bosco foi quem presidiu a celebração de inauguração, ao lado de Dom Walter Michael Ebejer, o bispo emérito, e também o pároco local, da Paróquia da Sagrada Família, Pe. Antonio Kolodzieiski. Mas também se fizeram presentes, com muita alegria, pois são vizinhas dessa capela, as Irmãs dos Pobres, que mantêm em União da Vitória o Instituto Palazzolo, para atendimento de meninas carentes. As irmãs estavam comemorando o Jubileu de Prata de presença no Brasil, vindas de Bérgamo, na Itália. Foi Dom Walter quem as recebeu há 25 anos. Elas trouxeram as irmãs de Curitiba, de Paranaguá, os Leigos da Fraternidade Luiz Palazzolo, e jovens que foram atendidos desde o início de seus trabalhos e que hoje, sendo já pais e mães de família, são um testemunho de que o amor transforma vidas.
Um almoço comunitário, realizado na Associação de Moradores do Bairro São Joaquim, marcou o dia festivo e prolongou a festa por toda a tarde.