Irmã Gisele Maria do Valle, jovem de São Mateus, sentiu o chamado de Deus. Preparou-se, estudou, percorreu os caminhos da formação religiosa da Congregação do Santo Nome de Deus, das Irmãs Cavanis, e neste domingo, na Matriz de São Mateus, fez a sua Profissão Solene: diante do Bispo Diocesano e da Madre Geral, Irmã Elza Bezzi prometeu a Cristo entregar totalmente sua vida, através dos votos de pobreza, castidade e obediência.
A Celebração é muito tocante e bonita – E como um casamento, com Cristo, o Esposo. A irmã se despede da família, para fazer parte de uma nova família. Irmã Gisele tem apenas o Pai e uma irmã, a mãe faleceu recentemente. Ela se apresenta diante da Madre Geral, dizendo “Eis-me aqui.” Depois deita-se no chão em atitude de humildade diante do Todo-Poderoso e se canta a Ladainha de todos os Santos, invocando a proteção de todos aqueles que entregaram a sua vida ao Senhor. Depois Irmã Gisele faz a sua Profissão – essa palavra vem do verbo proferir, quer dizer “falar diante de” – é um juramento diante de Deus e dos irmãos, de viver os três votos religiosos. A Pobreza, que é a renuncia a ter bens particulares, a liberdade de depender só de Deus; a Castidade, que é ter um coração integro, sem outro vínculo de amor que não seja a paixão por Deus; e a Obediência, que é a entrega da vida nas mãos de Deus através do Instituto Religioso que a recebe.
Os três votos – chamados também de Conselhos Evangélicos – é que são o modo próprio de viver dos Consagrados que formam as Ordens e Congregações Religiosas na Igreja. Esta Congregação das Irmãs Cavanis tem o nome oficial de Congregação do Santo Nome de Deus. Elas têm a mesma inspiração dos Padres da Congregação das Escolas de Caridade, chamados Padres Cavanis por causa do nome dos seus fundadores. A Congregação dos Padres e Irmãs Cavanis têm sua origem na Italia, mas estabeleceram-se no Brasil, começando pelo Paraná. Têm como carisma o cuidado das crianças e jovens pobres, reunindo-os em institutos de educação e socialização. Os Padres Cavanis trabalharam vários anos na nossa diocese, na Paróquia de São Mateus. Três padres Cavanis participaram também da celebração em São Mateus do Sul neste domingo.