Na terça-feira, 19, aconteceu em Guarapuava – PR um encontro com as emissoras católicas de rádio e TV do Paraná. O encontro foi promovido pela Pastoral da Comunicação (PASCOM), do Regional Sul II da CNBB e contou com 20 rádios católicas representadas, dentre as quase 40 existentes no estado. Estavam também 3 emissores de TV, a Rede Católica de Rádio (RCR) e a Associação Católica de Comunicação (SIGNIS BRASIL). A Rádio Educadora, de União da Vitória foi representada por Samuel Jensen, diretor geral, e por Marcelo de Lara, do departamento de programação e jornalismo.
Reunidos no edifício onde está localizada a Central Cultura de Comunicação, o evento iniciou às 9h com uma oração de abertura e a apresentação dos representantes das emissoras presentes. Em seguida, Jorge Teles, da coordenação da PASCOM, abordou o Diretório de Comunicação para a Igreja do Brasil e falou do trabalho de parceria entre as rádios católicas. Esse trabalho envolve a produção de conteúdos jornalísticos que possam ser compartilhados entre as emissoras sobre diversos assuntos, mas, especialmente sobre acontecimentos da Igreja nas dioceses.
Ainda na parte da manhã, Pe. Mário Spaki, secretário executivo do Regional, reforçou o apelo para que as dioceses sempre enviem matérias para alimentar o site favorecendo a integração entre as dioceses. Os participantes puderam também conhecer melhor o trabalho da SIGNIS BRASIL: seus representantes passaram um vídeo institucional e falaram das vantagens em ser associado da SIGNIS. Por meio dela, os associados podem ter ajuda no fornecimento de conteúdo informativos da Igreja no Brasil, ter acesso a serviços gratuitos oferecidos pela Associação, além de ter também a facilidade da mediação na compra de equipamentos para rádios.
Após o Pe. Sérgio Campos, reitor do Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, falar de seu trabalho em programas de rádio disponíveis para as emissoras de rádio, no período da tarde os participantes se reuniram em grupos para estudar e planejar o trabalho de produção e compartilhamento de conteúdos informativos entre as rádios, apresentados, depois, em uma plenária.
O encontro se encerrou às 17h30 com Dom Antonio Wagner, bispo da diocese de Guarapuava e bispo referencial para a comunicação no Regional fazendo os agradecimentos e o apelo pela união das emissoras católicas. “É trabalhando juntos que teremos nosso espaço e poderemos reivindicar os nossos direitos”, diz dom Wagner.
Ficou também definindo que as emissoras se reunirão duas vezes a cada ano sendo um encontro por semestre. O próximo ficou marcado para os dias 20 e 21 de maio de 2014 em Curitiba.