Com participação de 48 pessoas entre catequistas e ministros extraordinários da comunhão eucarística na Casa de formação Cristã, Santa Rosa de Lima, de União da Vitória- PR, a Coordenação Diocesana da Catequese realizou a 6ª etapa da Escola Catequética Diocesana Semeadores do Reino que formou nessa etapa 29 novos catequistas, sendo já a 7ª turma desde 2000.
Com início no sábado, 5, a Escola contou com a formação dada pelo padre André Marmilicz, com o tema “A confiança nas entrelinhas da vida”, na área da psicopedagogia, no período da tarde, o professor Adilson Machado que, lançou seu terceiro livro na área da Oratória, passou aos participantes dicas de comunicação em público e com os públicos e a noite, houve uma homenagem aos 29 formandos dessa etapa, dentre os 48 participantes.
Para o professor Adilson Machado, a Oratória para as lideranças da igreja é fundamental nos dias de hoje. “Quem trabalha na liderança da igreja precisa cada vez mais dinamizar sua comunicação, torná-la atrativa, por isso esse assunto nunca se esgota”, declara o professor.
No domingo, 06, padre Rodrigo Scherer Reitz, assessor diocesano da catequese, trabalhou o conteúdo da Doutrina Social da Igreja. Segundo o padre, esse assunto ajuda aos participantes a olhar a sua realidade a partir do evangelho. “A Doutrina Social da Igreja oferece um contato com essa realidade social a qual o cristão vive e uma resposta à sua realidade à luz do evangelho e do magistério da Igreja, para que possa refletir sobre o valor da pessoa humana em todo seu conjunto”, afirma padre Rodrigo.
O período da Escola é de 2 anos, tendo três encontros anuais: um fim de semana em março, um em junho e um em outubro com temas definidos pela coordenação nacional da catequese. “Todos os temas trabalhados pelos catequistas, desde a bíblia, a espiritualidade e a comunicação na catequese são trazidos aqui para um maior aperfeiçoamento”, diz Célio Calikoski, coordenador diocesano da catequese.
A seleção para os participantes segue critérios como: ter três anos de catequista, ter no mínimo 18 anos e passar pela aprovação dos párocos junto com a coordenação paroquial da catequese. Contudo diz ainda Célio Calikoski que o convite é aberto a todos, buscando despertar maior interesse de outros catequistas. A Escola se encerrou com a celebração da missa onde foram entregues ao final da celebração os certificados aos 29 formandos.
Marcelo de Lara – Rádio Educadora
fmslara@yahoo.com.br