No sábado, dia 12 de outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida, a Comunidade do Bairro Eldorado, da Paróquia São Pedro, em Mallet, comemorou a Padroeira com santo orgulho: depois de sete anos de intenso trabalho, doação e esforço de todos, a grande capela, ornada de belos vitrais, e uma cruz luminosa, que pode avistada da cidade inteira, foi abençoada e inaugurada. A celebração litúrgica teve início às 9h30, depois que uma procissão, desde a Matriz, trouxe os fiéis que carregavam a imagem da Mãe de Deus. Estava presente o Bispo Diocesano, Dom João Bosco, o atual pároco Pe. Francisco Adamczyk, SChr, Pe. Silvano Surmacz, de São Mateus do Sul, o Diácono João Basniak, da Eparquia Ucraniana, e o Diácono Ulysses Sebben, cujo filho Roberto, também presente com sua família, foi idealizador do projeto.
Embora espaçosa, a Capela de Nossa Senhora Aparecida não comportou as quase duas mil pessoas que acorreram ao evento. Os corredores estavam todos tomados, causando mesmo dificuldade ao celebrante, no momento de aspergir com água benta o templo e os fiéis. A alegria era justificada, pois mesmo diante do grande volume de recursos necessários, a prestação de contas feita pelo Conselho da Comunidade mostrou não haver dívidas nem dúvidas: aquilo que parecia impossível tornou-se realidade, com a ajuda de Deus e a união e esforço de muita gente.
A vontade das lideranças presentes, e de todo o povo, não é de parar. O templo está pronto, três salas de catequese abrigam hoje 120 crianças e adolescentes que se preparam para a vida sacramental, mas ainda falta melhorar o som, o pavilhão de festas, cozinha e outras dependências. Mesmo com pouco espaço e muito esforço, um delicioso almoço e uma tarde festiva marcou o dia histórico da inauguração.
A lista de agradecimentos era extensa, embora muitos colaboradores nem puderam ser mencionados. Entre os nomes lembrados estavam o do Pároco anterior, Pe. Casimiro Dlugosz, SChr, e também o do bispo emérito, Dom Walter Michael Ebejer, que não pôde estar presente, mas fez questão, voltando de viagem, na segunda feira, de passar e visitar o templo recém inaugurado.