Com o objetivo inicial de alimentar o site do Regional Sul 2 da CNBB a Pastoral da Comunicação (Pascom) instituiu a sua Central de Notícias. Trata-se de uma rede de comunicadores responsável pelo envio de informações das dioceses do Paraná para o Secretariado Regional, em Curitiba (PR), para publicação. Este foi um dos resultados concretos do Encontro da Pascom realizado nos dias 24 e 25 de agosto em Jacarezinho (PR).
Do encontro, que aconteceu no Seminário de Teologia Divino Mestre, participaram 40 agentes da Pascom oriundos de 14 dioceses do Estado. Para o Secretário Executivo do Regional, padre Mário Spaki, o encontro superou as expectativas. “Tendo representantes de 14, das 18 dioceses do Regional e vendo os 40 lugares na casa ocupados pelos exatos 40 participantes, podemos afirmar que a participação foi grande e aquilo que tínhamos previsto, preparado, realmente aconteceu”. Spaki também elogiou a empolgação dos participantes. “As pessoas saem daqui lançadas, querendo mesmo se dedicar. Isso vem ao encontro das necessidades da Igreja em comunicar”, finalizou.
Entre as atividades duas palestras fizeram parte da programação. O jornalista e Assessor Regional, Elson Faxina (foto), falou sobre “os aspectos práticos da Pascom” e Jorge Teles, jornalista e membro da coordenação, abordou o tema “notícia: características e os seus vários níveis de distribuição”. Analisando o encontro Faxina disse que percebeu um grande avanço nos trabalhos desenvolvidos pelo grupo. “Saímos da teoria e assumimos passos, gestos concretos”, apontou.
Visitas às dioceses e Mutirão de Comunicação do Regional Sul 2
O encontro também teve debates sobre a pastoral, orações, trabalhos em grupo e a definição de um plano de ação que, além de colocar em prática a Central de Notícias, tem como objetivo o agendamento de encontros nas 18 dioceses com a presença de membros da Pascom Regional, e a realização do Mutirão de Comunicação do Paraná, em 2014.
A força do rádio
Outra atividade que acontecerá, em âmbito Regional, será um encontro da Pascom com as emissoras de rádio do Estado, em Guarapuava (PR), no dia 19 de novembro de 2013, uma terça-feira. Para o padre Carlos Alberto de Figueiredo, responsável pelo setor de Comunicação da Diocese de Umuarama e que também atua na Rádio Inconfidência AM, falta unir as emissoras num trabalho conjunto no Regional Sul 2. “Quando sentarmos juntos para dialogar, e a Pascom pode ajudar nisso, com certeza projetos serão desenvolvidos e necessidades atingidas. Com isso a evangelização ficará ainda melhor. A nossa força é a nossa união”, afirmou.
Campus Teen
No encontro também iniciaram as tratativas visando a realização de eventos envolvendo jovens, com foco na comunicação e novas tecnologias. A estudante de jornalismo, da Universidade Positivo de Curitiba, Tayná de Campos Soares, que participou como convidada do Secretariado Regional, disse que o encontro foi uma boa oportunidade para conhecer a Pascom e apontou que a pastoral pode ser um bom campo para a atuação dos jovens na Igreja.
Pascom nas Paróquias
Já em âmbito diocesano as Pascom comprometeram-se em visitar as paróquias para propor a implantação da pastoral, bem como apresentá-la às lideranças. Também a busca de espaço nas rádios comunitárias e a aproximação com profissionais e meios de comunicação faz parte do plano de ação. Vilson Olipa, da Pascom da Diocese de Campo Mourão (PR), que pela primeira vez participou do encontro, apontou a troca de experiências entre as dioceses como um dos principais pontos. “Percebemos que em outras localidades as pessoas enfrentam basicamente os mesmos problemas”, comentou. Vilson também disse que leva do encontro a união dos integrantes da Pascom, conhecimentos e a clareza do papel desta pastoral dentro das dioceses.
O encontro contou com a presença marcante do Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, referencial para a comunicação no Regional Sul 2.
Fonte: CNBB Sul 2
Por: Jorge Teles