Como toda a caminhada de uma Comunidade Cristã, tem seus momentos fortes de vivência e de espiritualidade, assim também a vida pastoral junto a Paróquia Santa Bárbara foi nestes últimos meses pontilhada de muita fé e contemplada por momentos emocionantes.
Visita Pastoral
Entre os dias 18 e 24 de março ocorreu a visita Pastoral do Bispo diocesano, Dom João Bosco, nesta Paróquia, momento de experiência de unidade profunda ao redor do Pastor Diocesano e de comunhão com a Diocese. Nas comunidades maiores ou menores, algumas muito distantes e pequenas, puderam conhecer e estar junto com o nosso Bispo. Ocasião de renovar-se a fé e a esperança, sabendo-se que todos formam e fazem parte de uma Igreja que se alicerça no Fundamento- Jesus Cristo. Foi marcante o carinho e a gratidão com a qual o povo acolheu o seu pastor, nos gestos, na escuta, nos mimos ofertados e os olhos e ouvidos atentos para a palavra e a presença do Bispo em seu meio. Encerrou-se a Visita Pastoral com a Missa do Domingo de Ramos, e com a Benção do novo Altar e Ambão da Palavra, da Igreja Matriz, Confeccionados pelo Artista Sacro Dirceu Rosa em madeira nobre, expressam nos desenhos artísticos a centralidade da Palavra e da Eucaristia na vida da Comunidade.
Precioso sino de bronze recuperado
No mês de Maio, dedicado a Maria e às mães, por ocasião do dia Festivo no segundo domingo, ocorreu junto a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Jardim Andréa, em Bituruna, a entronização do Sino junto na Capela. Este sino pertenceu à Comunidade de Santa Teresinha, da Paróquia Santa Bárbara, que já não existe mais há 30 anos. Ficava às margens do Rio Iguaçu e foi inundada pela atual Represa de Foz do Areia. Vale ressaltar que é um momento impar de resgate da memória de uma comunidade, e de um povo que foi pioneiro na região da atual Bituruna. Hoje o território da antiga Capela Santa Teresinha se encontra submersa a mais de 50 metros, mas a memória daqueles tempos continua viva na mente e no coração do seu povo e descendentes. Uma história pontilhada de muito trabalho, desafios e medos, mas também de muita fé e superação. A cada ressoar deste sino que ficou em silêncio por tantos anos, se faz lembrar que é possível a superação na luta de cada dia, pois Deus não abandona aos seus, mas mediante o Espírito Santo renova as forças e a esperança.