Todos os presbíteros e diáconos da Diocese são convidados anualmente a um encontro especial com Deus, no silêncio e na oração. O Retiro deste ano de 2013 aconteceu perto de Curitiba, na Casa de Retiros das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, primeira semana da Quaresma, e teve como pegador o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings.
O retiro é um tempo precioso e necessário na vida do clero. Pode até causar algum transtorno nas paróquias quando os padres se ausentam, sobretudo quando saem todos, ao mesmo tempo. Mas é compensador. Além dos exercícios espirituais, também o convívio fraterno, o diálogo, as confissões e o descanso da alma são restauradores. Assim podem enfrentar um ano inteiro de muito trabalho.
Dom Dadeus, o pregador deste ano, tem vasta experiência na pregação de retiros aos padres. Com mais de trinta livros escritos, e outras tantas cartilhas sobre temas catequéticos e doutrinais, muitos anos de professor e formador de seminaristas, ele conduz com facilidade as reflexões e momentos de oração. Suas palestras neste ano foram embasadas em duas publicações recentes suas: “Os Desafios do Vaticano II” e “São Lucas, o Mensageiro da Salvação”.
O primeiro livro, muito oportuno, lembra os 50 anos do Concílio, do qual ele foi testemunha ocular, pois era estudante, em Roma, nesse período. O segundo livro, sobre as parábolas do evangelho, com excelente contextualização e mensagem, levam o leitor a dialogar com o Mestre Jesus, da mesma forma que fizeram os primeiros discípulos.