O Bispo Diocesano Dom João Bosco presidiu, na manhã do dia 3 de dezembro, no ginásio de esportes do Instituto Piamarta, uma celebração festiva em agradecimento a Deus pela canonização de Padre Piamarta, fundador da Congregação Sagrada Família de Nazaré, ocorrida no dia 21 de outubro, na Praça de São Pedro, em Roma. Estiveram presentes os internos, religiosos e colaboradores do Instituto, os alunos, a diretoria e os professores da Escola Piamarta e do Colégio Bugatti. Os concelebrantes foram Pe. Abel, Pe. José de Jesus e o diretor do Instituto Piamarta, Padre Reonaldo Pizoni.
Os alunos das professoras Marilda Vieira de Lima e Gislei Ferreira apresentaram orações e pensamentos do novo Santo. “Tudo para todos, nada para si”, dizia ele. Raimunda Mendes Pereira, que é considerada “mãe de todos os meninos” e pertences ao Movimento Secular Piamartino, agradeceu àqueles que ajudaram a instituição a crescer, fortalecer-se e auxiliar cada vez mais jovens carentes a desenvolverem suas capacidades, ao longo dos 35 anos de história da obra.
Dom João Bosco enfatizou a importância da Instituição Piamartina na região, e também afirmou que a relíquia do Santo, ali presente, é algo além de uma simples lembrança corpórea. “Essa relíquia é um sinal de que São João Batista Piamarta está conosco, está aqui, entre nós”.
No mesmo dia 3, os piamartinos comemoram os 126 anos do Colégio Artigianelli, fundado por Pe. Piamarta na cidade de Bréscia, Itália, marco de origem da Congregação Piamartina. Padre Reonaldo Pizoni disse ser uma grande alegria a realização dessa missa. “Essa é uma afirmação de que São João Batista Piamarta viveu verdadeiramente o evangelho, dedicando toda a sua vida em prol da formação profissional e cristã de jovens carentes”.
No dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, no salão paroquial da catedral de União da Vitória, uma celebração em ação de graças pela canonização de São João Batista Piamarta. Estiveram presente os internos do Instituto Piamarta, os alunos e a direção das escolas internas à Instituição, colaboradores, os padres da diocese, fiéis da comunidade e representates da Congregação na região sul do país.
A celebração foi presidida pelo Bispo Dom João Bosco. Segundo ele, a data, além de ser uma alegria porque celebra a Imaculada Conceição, é também um dia de agradecimento. “Hoje a diocese agradece ao Papa Bento XVI, aos irmãos piamartinos, e agradece a beleza da vida de São João Batista Piamarta. É um grande orgulho ter, aqui entre nós, a sua obra”, disse.
Pe. João Jorge, missionário piamartino, fez um breve histórico sobre a vida do novo santo. De pobre e órfão, o menino João transformu-se em realizador de obras em prol da juventude. “Piamarta sempre acreditou na providência divina”, explicou. Pe. João Jorge disse que os santos, assim como Piamarta, o fazem lembrar dos vitrais das igrejas. “Pois a luz divina passa através deles e irradia colorida em nós”. Após a solenidade houve uma confraternização nas dependências do Instituto Piamarta. Na ocasião, João Bosco, que comemora aniversário na mesma data, realizou o tradicional ato de soprar as velas do bolo.
[/checklist]