Nossa Senhora do Rocio é a padroeira de todo o Estado do Paraná, mas é também padroeira de uma Paróquia, em União da Vitória. A sua Festa se realiza no dia 15 de novembro, também feriado da República. Esse foi o dia apropriado para os fiéis comemorarem a padroeira, com Missa Solene, e também abertura de mais uma etapa diocesana das Missões populares, com quarenta missionários vindos das demais paróquias. Participaram das atividades missionárias, também, vinte frades da Congregação dos Missionários Servos do Senhor, juntamente com seu Bispo fundador, Dom José Edson Santana Oliveira, que na mesma Paróquia de nossa Senhora do Rocio, realizaram o seu retiro anual.
O Encontro dos Frades – Os Missionários Servos do Senhor, Instituto religioso fundando em Eunápolis, na Bahia, desde o início deste ano de 2012, assumiu o cuidado pastoral da Paróquia do Rocio. Ali residem três sacerdotes e os seminaristas que cursam Filosofia e Teologia em nossa Diocese. Para que os confrades pudessem conhecer a mais nova casa da congregação, todos os membros do Instituto, o Prior Pe. Givanildo Lovo Pires, e o Bispo fundador Dom José Edson, decidiram realizar em União da Vitória o seu retiro anual, que aconteceu entre os dias 12 e 17 de novembro. O retiro contou com as reflexões do Pe. Emílio Bortolini Neto, do clero diocesano, sobre o Ano da Fé. Uma das manhãs foi orientada por dom José Edson, e não faltou também a expressão da caridade, ao se dividirem os frades na visita a todos os enfermos, nas casas da Paróquia e nos três hospitais da cidade, a vista ao Abrigo São Francisco (ACARDI), ao Abrigo Frei Manuel, ao Abrigo Santa Clara e às três capelas de São Gabriel, Santa Rita e Santa Luzia. Também não faltou um momento de descanso e lazer, um passeio pela Rota das Cachoeiras e visita ao Parque Histórico do Iguaçu.
A Festa e a Missão – A Festa da Padroeira foi precedida de um novenário, desde o dia 6 de novembro, com a participação de diversos padres diocesanos e também dos Servos do Senhor. A Missa Festiva, do dia 15, foi precedida de ruidosa carreata com os Padroeiros das Comunidades e bênção dos veículos. Presente na celebração solene o Bispo Diocesano, Dom João Bosco que ofereceu a presidência da Liturgia ao Bispo de Eunápolis, Dom José Edson. Nesta missa estavam também os quarenta missionários leigos que, ao final, foram abençoados e enviados pelo Bispo diocesano para iniciar a visitação nas casas, até o encerramento da Missão, no domingo, dia 18, com outra celebração festiva. Não podia faltar, em dia de Padroeira, o almoço comunitário, servido no salão paroquial, com pratos da cozinha italiana, bingo e por fim a Coroação da Rainha da Festa de Nossa Senhora do Rocio.
[nggallery id=8]