Está marcada para o dia 21 de outubro, um domingo, às 9,30, na Praça de São Pedro, a canonização do Padre João Batista Piamarta, sacerdote fundador da Congregação da Sagrada Família de Nazaré e das Irmãs Humildes Servas do Senhor. Padre Piamarta, agora reconhecido pela Igreja como Santo, é um exemplo para todos os sacerdotes por suas virtudes extraordinárias e operosa caridade. Seu cuidado pelos mais necessitados o fez abraçar a causa dos jovens, dando-lhes formação e espiritualidade. E este trabalho se difundiu por três continentes, e que está presente em União da Vitória, através do Instituto que leva o seu nome. A canonização do Padre João Batista Piamarta acontece em conjunto com outros seis religiosos, e representa o reconhecimento de que, após amplo estudo e pesquisa sobre toda a vida dos novos santos, a Igreja confia que eles foram, de fato, agraciados por Deus com virtudes excepcionais e podem servir de exemplo: traduziram para o seu tempo as propostas do Evangelho, são assim um testemunho vivo de que aquilo que Cristo nos propõe pode e deve ser realizado.
Presença brasileira em Roma – Participarão, em Roma, por parte do Instituto Piamarta de União da Vitória, o Pe. Reonaldo Pizoni, além dos jovens Paulo Augusto e Charlen Sezlein, que cresceram no Instituto. Mas no Brasil há outras casas da obra piamartina, em diversas dioceses. Por isso, a participação de brasileiros nesse dia, na Praça de São Pedro, se estima em torno de 200 fiéis. Entre os 20 de outubro e 3 de novembro, diversas celebrações acontecerão além da canonização, especialmente um Congresso internacional de Jovens Piamartinos, que terá lugar no Instituto Artigianelli, dia 26, no próprio lugar onde toda a obra começou.
Celebrações na Diocese – Também na nossa cidade haverá celebrações festivas em agradecimento a Deus pela canonização daquele que será chamado de São João Batista Piamarta. Dois momentos especialmente: dia 2 de dezembro, haverá missa para todos os jovens e crianças das duas escolas e também para os internos e semi-internos do Instituto. Depois, no dia 8 de dezembro, um sábado, às 10h, dom João Bosco presidirá missa na Catedral de União da Vitória. Para ambos os eventos são convidados o clero da diocese, os benfeitores, os amigos e todos os fiéis que compreendem e apoiam esta obra valiosa, presente em nossa terra.
O Instituto Piamarta de União da Vitória já completou 35 anos de atividade em nossa diocese e, nesses anos, por certo, mudou o rumo de muitas vidas através do amor e da caridade. Hoje são atendidos pelo Instituto quase uma centena de jovens internos, outro tanto são semi-internos. Somando aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, que são cerca de trezentos, podemos ter uma ideia do bem que faz essa obra entre nós. Motivo de nos alegrarmos pela Canonização do Pai e fundador, e também de oferecermos as nossas preces permanentemente, e também ajuda material que sustente essa obra que é, realmente, de Deus.
O novo santo João Batista Piamarta nasceu em 26 de novembro de 1841, na cidade de Brescia, de família pobre, porém, de muita fé. Com 9 anos perdeu sua mãe e foi entregue aos cuidados do avô materno. Sua vocação cresceu em meio a problemas de saúde e outras dificuldades, mas não esmoreceu. Tornou-se sacerdote em 1865, com 24 anos de idade. Uns anos depois, estaria começando a obra direcionada aos jovens carentes, e fundando as duas congregações, uma masculina e outra feminina, que a ela dariam continuidade. Sua morte aconteceu no dia 25 de abril de 1913. O Papa João Paulo II celebrou sua beatificação no dia 12 de outubro de 1997. Agora com a canonização, no dia 21 de outubro de 2012, Pe. Piamarta passa integrar o número dos santos, e será sempre um estímulo para os religiosos e sacerdotes, modelo para os educadores, intercessor das famílias, protetor dos jovens e dos trabalhadores.