No último dia 16 de setembro estiveram novamente reunidos em União da Vitória, Paróquia N. S. da Salete, a Equipe Diocesana da Jornada Mundial da Juventude e os representantes paroquiais, faltando apenas quatro paróquias. Foi um momento agradável de rever os amigos, fortalecer os laços e principalmente trabalhar muito na organização de nossa Diocese para todos os momentos que antecedem a celebração.
Após a Santa Missa, presidida por Dom Walter, foi feita uma avaliação e a organização de novas ações referentes à JMJ. Alguns setores estão, de fato, se mobilizando para realização dessas atividades. Inúmeros encontros e reuniões estão sendo realizados nas diversas paróquias e comunidades. Mas, há necessidade de ampliar esse diálogo com os demais setores, movimentos e pastorais de nossas Paróquias, inclusive mobilizando as secretarias paroquiais e as informando das ações a serem realizadas. É importante pensar como comunidade, como Igreja, e colocar nossas particularidades de movimentos e pastorais a serviço uns dos outros, somando forças.
As inscrições para a JMJ já estão abertas e, juntamente com os representantes e a presença do assessor, Frei Pedrinho, Pe. Arthur e Pe. Claudio, que sempre nos acompanham, ficou decidido que as inscrições serão concentradas nas secretarias paroquiais, e cada paróquia ficará responsável pela articulação, contratação de ônibus e formas de obter os investimentos necessários.
Para esse momento de mobilização e organização das paróquias e das comunidades serão utilizados os subsídios para jovens e adultos da CNBB, que propõem reflexões sobre a Jornada, sua espiritualidade, sua concepção teológica.
Num forte momento de trabalho por setores os jovens se reuniram e passaram a planejar as ações mais direcionadas. Decidiram realizar duas atividades:
A primeira será em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, em nível setorial ou paroquial nos dias 21 e 28 de outubro.
A outra atividade, até o final do ano, será a Mini-Jornada, em cada setor. As Mini-Jornadas serão uma ocasião de vivenciar um pouco daquilo que acontecerá no Rio de Janeiro. Com muita música, teatro, oração e um espírito jovem, daqueles que vem se tornando a marca dos Jovens do Papa. Terão como objetivo motivar a juventude e a comunidade dos setores, das paróquias e das comunidades a vivenciar a experiência do Cristo Vivo. As Mini-Jornadas acontecerão principalmente no mês de novembro e serão informadas no próximo Estrela Matutina.
Para maiores informações: procurar os representantes paroquiais da JMJ, ou com os seus párocos. Também se pode obter informações pelo e-mail jmjuniao@yahoo.com.br.
Mitra da Diocese de União da Vitória - (42) 3522 3595 - mitra@dioceseunivitoria.org.br